Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

ONU apela à Colômbia que proteja ex-combatentes das FARC

O emissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Colômbia, Carlos Ruiz, apelou hoje ao Governo do país para que proteja os ex-combatentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

ONU apela à Colômbia que proteja ex-combatentes das FARC
Notícias ao Minuto

22:20 - 13/01/20 por Lusa

Mundo FARC

Falando numa reunião do Conselho de Segurança da ONU, Carlos Ruiz alertou que a paz na Colômbia "não poderá ser plenamente alcançada se as vozes corajosas dos responsáveis sociais continuarem a ser silenciadas pela violência e se continuarem a morrer combatentes que abandonaram as armas".

Segundo a missão da ONU na Colômbia, em 2019 ocorreram 77 assassinatos de ex-combatentes da antiga guerrilha marxista das FARC, contra 65 em 2018 e 31 em 2017.

Desde a assinatura do acordo de paz entre as FARC e o governo do ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos, em novembro de 2016, foram registadas 173 mortes, 14 desaparecidos e 29 tentativas de homicídio.

Segundo as autoridades colombianas, 80% dos ataques foram perpetrados por grupos armados e organizações criminais com ligações ao narcotráfico e a outras atividades ilegais.

A ministra colombiana dos Negócios Estrangeiros, Claudia Blum, já veio confirmar a decisão do Presidente da Colômbia, Iván Duque, de prolongar até 2022 a missão da ONU no país.

A dissolução da guerrilha das FARC, hoje um partido político, e o desarmamento de 7.000 combatentes diminuiu o nível de violência na Colômbia, mas grupos armados, incluindo com ligações à extrema-direita, continuam ativos em zonas recuadas do país, alimentadas, principalmente, pelos recursos extraídos do narcotráfico.

Os antigos guerrilheiros das FARC e os líderes comunitários são considerados geralmente um obstáculo para estes grupos criminais, que procuram controlar os territórios também para aumentar as culturas ilegais de coca destinadas ao fabrico de cocaína.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório