Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Novo presidente da Argélia nomeou Abdelaziz Djerad primeiro-ministro

O novo presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, nomeou Abdelaziz Djerad para o cargo de primeiro-ministro, anunciou hoje a televisão pública citando um comunicado oficial.

Novo presidente da Argélia nomeou Abdelaziz Djerad primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

13:13 - 28/12/19 por Lusa

Mundo Argélia

Professor de Ciência Política na Universidade de Argel, Djerad "foi encarregado de constituir um novo governo" na sexta-feira, segundo a televisão.

O novo primeiro-ministro já exerceu funções públicas, tendo sido nomeadamente secretário-geral da Presidência da República (1993-1995) e secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2001-2003).

Foi igualmente diretor da escola nacional de administração (ENA), de 1989 a 1992.

Abdelaziz Djerad sucede no cargo a Sabri Boukadoum, ministro dos Negócios Estrangeiros que foi nomeado interinamente para a chefia do executivo depois da demissão de Noureddine Bedoui a 19 de dezembro, dia da tomada de posse do novo Presidente.

Abdelmadjid Tebboune, antigo ministro e chefe de Governo do contestado ex-presidente Abdelaziz Bouteflika, foi eleito à primeira volta nas presidenciais de 12 de dezembro.

A eleição foi amplamente boicotada, com cerca de 60% de abstenção, e é contestada pelo movimento popular 'Hirak' que desde fevereiro exige nas ruas o desmantelamento do sistema político, no poder desde a independência do país em 1962.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório