Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Macron quer que eleições no Reino Unido clarifiquem situação do Brexit

O Presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu hoje que é altura de "deixar tudo claro" no 'Brexit', depois da vitória eleitoral do Conservador e defensor da saída do Reino Unido da União Europeia Boris Johnson.

Macron quer que eleições no Reino Unido clarifiquem situação do Brexit
Notícias ao Minuto

14:23 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Espero que o acordo do 'Brexit' seja ratificado o mais rapidamente possível" pelo parlamento britânico para que a partida do Reino Unido ocorra em 31 de janeiro, disse Macron, acrescentando desejar que a União Europeia "mantenha um vínculo muito especial" com Londres.

O Presidente francês falava no final de um Conselho Europeu, em Bruxelas, no qual foi abordado o 'Brexit', à luz dos resultados das eleições legislativas de quinta-feira no Reino Unido.

Emmanuel Macron apelou também ao Reino Unido para que não se transforme "num concorrente desleal" da União Europeia depois do 'Brexit'.

"O meu desejo é que o Reino Unido continue a ser um país aliado, amigo e um parceiro extremamente próximo. A condição é definir as regras para uma relação leal (...) Não queremos que se transforme num concorrente desleal", disse.

As eleições gerais de quinta-feira, as terceiras em cinco anos (2015 e 2017), atribuíram uma maioria absoluta ao primeiro-ministro britânico e líder do Partido Conservador, Boris Johnson, o que irá permitir-lhe executar o seu plano do 'Brexit' (processo da saída do Reino Unido da União Europeia).

Os Conservadores asseguraram 364 dos 650 assentos da Câmara dos Comuns, superando a barreira dos 326 deputados (o número fixado para a maioria absoluta), enquanto o Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, elegeu 203 deputados.

Estes resultados dão a Boris Johnson o melhor resultado eleitoral de um líder conservador desde que Margaret Thatcher conseguiu eleger 376 deputados em 1987 e representam a pior derrota do Partido Trabalhista no pós-guerra, mais grave que aquela registada por Michael Foot em 1983, quando se ficou por 209 assentos no parlamento.

Nas eleições de quinta-feira, o Partido Nacionalista Escocês (SNP) conseguiu eleger 48 deputados, os Liberais Democratas 11 e os Unionistas da Irlanda do Norte (DUP) oito, tendo ainda sido eleitos 15 deputados de partidos mais pequenos.

O novo parlamento britânico tem a sua abertura oficial marcada para 19 de dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório