Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Nova Zelândia. Número de mortos após erupção sobe para cinco

Vulcão de White Island entrou em erupção esta segunda-feira, quando estavam cerca de 50 turistas a visitar a ilha. Autoridades dizem que balanço ainda é temporário.

Nova Zelândia. Número de mortos após erupção sobe para cinco
Notícias ao Minuto

08:15 - 09/12/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Vulcão White Island

O número de vítimas mortais da erupção de um vulcão na Nova Zelândia foi revisto para cinco, afirmou esta segunda-feira o vice-comissário de Operações Nacionais de Polícia John Tims em conferência de imprensa.

O responsável sublinhou, porém, que o número é ainda temporário, uma vez que existem "várias" pessoas desaparecidas - não é conhecido o número de pessoas ainda na ilha.

Não existe, também, informação sobre as nacionalidades das vítimas mortais, mas sabe-se que grande parte vinha de viagem no cruzeiro 'Ovation of the Seas'.

Pelo menos 23 pessoas foram resgatadas da ilha. As cinco vítimas mortais estão entre os resgatados, com 18 ainda hospitalizadas.

As operações de resgate continuam, embora com algumas dificuldades, de acordo com a polícia.

A erupção ocorreu às 14:11 (1:11 em Lisboa), de acordo com a agência neozelandesa GeoNet, que monitoriza a atividade vulcânica e sismológica no país. Poderão existir novas erupções e sismos.

A White Island, também conhecida por Whakaari, é um dos vulcões mais ativos do país. Ainda assim, a ilha é uma das principais atrações turísticas, sendo visitada anualmente por cerca de 10.000 pessoas.

As equipas de emergência, apoiadas por sete helicópteros, estão no terreno a retirar as pessoas afetadas, algumas das quais estavam perto da cratera minutos antes da erupção. Todos os voos de e para a Nova Zelândia estão com atraso ou foram cancelados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório