Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2019
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Mulheres japonesas lutam pelo direito de poderem usar óculos no trabalho

Foi entregue, esta terça-feira, uma petição com cerca de 31 mil assinaturas no ministério do Trabalho japonês para acabar com uma série de normas que as mulheres ainda são obrigadas a cumprir no que diz respeito à sua aparência no local de trabalho.

Mulheres japonesas lutam pelo direito de poderem usar óculos no trabalho

No Japão várias empresas têm normas internas de conduta que obrigam as mulheres a irem trabalhar de saltos altos, maquilhadas e sem óculos. Para acabar com estes regulamentos exclusivos para as trabalhadoras do feminino foi entregue no ministério do Trabalho japonês uma petição com cerca de 31 mil assinaturas. 

O abaixo-assinado veio na sequência de uma campanha que, inicialmente, apenas denunciava o facto das mulheres terem de usar sapatos de salto alto no local de trabalho. No entanto, a campanha #KuToo - a junção das palavras 'Kutsu' (calçado) e 'kutsuu' (dor) - rapidamente cresceu e passou a impor-se também contra outras normas impostas às mulheres pelas empresas.

A campanha foi lançada pela atriz japonesa Yumi Ishikawa.

De acordo com a imprensa internacional, uma fonte do ministério disse que a petição iria ser "tratada como uma opinião entre outras". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório