Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Debate televisivo recebido com desinteresse por eleitores do Reino Unido

No subúrbio londrino de Harlow, o debate televisivo entre o primeiro-ministro britânico, o Conservador Boris Johnson, e o líder Trabalhista, Jeremy Corbyn na terça-feira, teve pouco efeito num eleitorado desinteressado pelas eleições legislativas de 12 de dezembro.

Debate televisivo recebido com desinteresse por eleitores do Reino Unido
Notícias ao Minuto

16:53 - 20/11/19 por Lusa

Mundo Reino Unido/Eleições

"Não me interessa" e "são todos iguais" foram as respostas dadas por vários residentes abordados pela agência Lusa hoje de manhã nesta cidade do condado de Essex, cerca de 40 quilómetros a norte de Londres.

A cidade, construída nos anos 1960 para aliviar a sobrelotação na capital britânica, tem vindo a degradar-se em termos económicos devido à deslocação ou redução de empresas e o encerramento das grandes lojas, resultado numa taxa de desemprego bastante mais elevada do que a média nacional de 3,8%.

A população de 85.000 habitantes aumentou nos últimos anos devido ao alojamento temporário de centenas de pessoas que aguardam habitação social em Londres, aumentando a pressão sobre os serviços públicos, como os centros de saúde e escolas.

O círculo eleitoral de Harlow é um dos alvos do 'Labour', que necessita de uma viragem do eleitorado em dezenas de assentos atualmente dominados pelo partido Conservador para conseguir uma maioria parlamentar.

Este círculo, que oscila entre o partido Trabalhista e Conservador há décadas, é visto como uma amostra da tendência nacional, pois desde 1983 que os partidos vencedores em Harlow acabaram por ganhar as eleições e formar governo.

Mas o confronto entre os líderes dos dois partidos não interessou muitos dos residentes da cidade.

Um homem de cerca de 50 anos, que não quis identificar-se, revelou que não foi um dos 6,7 milhões de britânicos que sintonizou na ITV na terça-feira à noite porque está desiludido com os políticos, incluindo com o Partido Conservador que normalmente apoia.

"Não vou votar. Acho que não vão fazer nada do que lhes pedimos, por isso não vale a pena", justificou.

Ted Baker, um residente de 76 anos, que se assume parte da "classe operária" e, por isso, pretende votar no Partido Trabalhista, diz à Lusa que os amigos estão "desiludidos" e vão abster-se.

"Os Conservadores já deviam ter resolvido o 'Brexit'. Estão uns contra os outros, como é que podem querer conduzir o país?", questiona o reformado, que deseja "mudanças" e para quem Boris Johnson "não vai ajudar ninguém".

No referendo de 2016, sobre a saída ou não da União Europeia, 68% dos eleitores da região votaram a favor do 'Brexit', o vigésimo mais alto do país, bastante acima da média nacional de 52%.

Harlow foi representada pelo Trabalhista Bill Rammell de 1997 a 2010, mas este foi derrotado pelo Conservador Robert Halfon quando David Cameron subiu a primeiro-ministro.

Em 2017, Halfon foi reeleito pela terceira vez por uma margem de 7.031 votos sobre o trabalhista Phil Waite, enquanto que o eurocético UKIP ficou num distante terceiro lugar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório