Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Bola de fogo iluminou céu do Missouri. Ora veja

O fenómeno foi visto em oito Estados norte-americanos, com a maior parte dos avistamentos a ser reportada no Missouri.

Uma bola de fogo iluminou o céu noturno de St. Louis, no Missouri. Se inicialmente não se sabia do que se tratava, mais tarde os especialistas explicaram que se deveria tratar de detritos da chuva de meteoros.

A Sociedade Americana de Meteoros disse que a bola de fogo foi reportada em oito Estados norte-americanos - Missouri, Illinois, Iowa, Kansas, Nebraska, Oklahoma, Wisconsin, Dakota do Sul e Minnesota - no domingo à noite, com a maior parte dos avistamentos a ser registada no Missouri.

Segundo o NASA Meteor Watch, as testemunhas relataram ter observado um meteoro pouco antes das 21h00, hora local. Depois analisar os vídeos, determinou que o detrito se moveu para noroeste a 53 mil quilómetros por hora e viajou 120 quilómetros pela atmosfera da Terra antes de se desintegrar a 20 quilómetros da cidade de Bridgeport.

A NASA acredita que se trata de um fragmento de um asteróide e que teria cerca de 40 centímetros de diâmetro, do tamanho de uma bola de basquetebol, pesando mais de 90 quilos.

O raio de luz foi apanhado em várias câmaras. Veja na galeria acima um dos vídeos do avistamento.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório