Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Agente da polícia acedeu a bases de dados confidenciais para espiar 'ex'

Agente da polícia de Barcelona espiou o Whatsapp da ex-namorada com recursos da força policial.

Agente da polícia acedeu a bases de dados confidenciais para espiar 'ex'
Notícias ao Minuto

22:26 - 30/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Barcelona

Um agente dos Mossos d'Esquadra, a polícia da Catalunha, está a ser investigado pela justiça por ter espiado a ex-namorada entre 2016 e 2018, tanto através da plataforma de conversação Whatsapp como recorrendo às bases de dados de acesso restringido daquela força policial.

De acordo com os meios locais, o homem espiou a ex-namorada e os ex-companheiros desta.

Segundo fontes próximas da investigação, o suspeito já espiava as conversas da ex-namorada no Whatsapp quando ambos mantinham uma relação. Para esse efeito, o homem mantinha a plataforma de conversação aberta, na conta da namorada, num computador secundário.

O homem continuou a espiar a vítima depois de terem terminado a relação. Paralelamente, aproveitou-se do seu acesso privilegiado na polícia para entrar em bases de dados confidenciais, da Direção Geral da Polícia, onde consultou informação da ex-namorada e de ex-companheiros desta.

Estes acessos aconteceram por mais de vinte ocasiões e sem finalidades profissionais. Os investigadores, dizem as mesmas fontes, indicaram que o agente consultava as matrículas dos veículos da vítima e dos seus companheiros.

O caso vai a julgamento no próximo dia 5 de novembro na Audiência Provincial de Barcelona, estando o agente acusado de um delito de revelação de segredo e um delito continuado de revelação de segredo. A acusação pede sete anos de prisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório