Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2019
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

Sismo Filipinas: Pelo menos um morto e mais de duas dezenas de feridos

Pelo menos uma pessoa morreu e mais de duas dezenas ficaram feridas devido a um sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter que atingiu hoje a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas.

Sismo Filipinas: Pelo menos um morto e mais de duas dezenas de feridos

Segundo a rede de televisão filipina ABS-CBN, uma menina foi atingida por uma parede que desmoronou numa casa e morreu na cidade de Datu Paglas, na província de Maguindanao.

O sismo ocorreu a cerca de 7,7 quilómetros de Columbio, na província de Sultan Kudarat, e a uma profundidade de 14 quilómetros, anunciou o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

As autoridades indicaram que o terramoto, que afetou várias províncias, provocou o corte de energia no sul da cidade de Kidapawan, um importante centro de transporte regional.

Várias réplicas relativamente fortes foram sentidas e as autoridades ordenaram que as aulas fossem suspensas na quinta-feira para permitir inspeções nos edifícios escolares nas áreas atingidas pelo sismo.

O diretor do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS, na sigla em inglês), Renato Solidum, descartou o risco de um tsunami, já que o sismo ocorreu no interior.

A região das Filipinas localiza-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica, com vulcões ativos e placas tectónicas, que se estende do Japão ao sudeste da Ásia.

Um terramoto de magnitude 7,7 matou quase 2.000 pessoas no norte das Filipinas em 1990.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório