"Temos conversado com amigos da Aliança do Pacífico Sul. Estamos prestes a fazer um pedido para poder entrar nesse mercado", indicou o governante, durante um evento na Cidade da Guatemala.
Jimmy Morales disse que as negociações com o México, o Chile e a Colômbia já estão "muito avançadas" e que apenas uma "pequena questão agroindustrial" com o Peru está ainda por resolver.
A Aliança do Pacífico, formalmente criada em 2012, é baseada na livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas, e num eixo transversal de cooperação.
É considerada concorrente do Mercosul, que existe desde 1991, e atualmente conta com cerca de 55 Estados com estatuto de observadores, incluindo Portugal.
Morales, que deixa o cargo a 14 de janeiro próximo, destacou as medidas e as políticas económicas adotadas pelo Governo e saudou a futura abertura de embaixadas na Ásia e em África, sem indicar quaisquer países.
O Presidente também indicou que as negociações para a assinatura do Acordo de Livre Comércio com a Coreia do Sul estão muito avançadas.