Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Guatemala confiante na entrada do país na Aliança do Pacífico

O Presidente da Guatemala, Jimmy Morales, afirmou na segunda-feira que o país está próximo de se tornar o quinto membro da Aliança do Pacífico, bloco comerical latino-americano composto pelo Chile, Colômbia, México e Peru.

Guatemala confiante na entrada do país na Aliança do Pacífico
Notícias ao Minuto

06:47 - 01/10/19 por Lusa

Mundo Guatemala

"Temos conversado com amigos da Aliança do Pacífico Sul. Estamos prestes a fazer um pedido para poder entrar nesse mercado", indicou o governante, durante um evento na Cidade da Guatemala.

Jimmy Morales disse que as negociações com o México, o Chile e a Colômbia já estão "muito avançadas" e que apenas uma "pequena questão agroindustrial" com o Peru está ainda por resolver.

A Aliança do Pacífico, formalmente criada em 2012, é baseada na livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas, e num eixo transversal de cooperação.

É considerada concorrente do Mercosul, que existe desde 1991, e atualmente conta com cerca de 55 Estados com estatuto de observadores, incluindo Portugal.

Morales, que deixa o cargo a 14 de janeiro próximo, destacou as medidas e as políticas económicas adotadas pelo Governo e saudou a futura abertura de embaixadas na Ásia e em África, sem indicar quaisquer países.

O Presidente também indicou que as negociações para a assinatura do Acordo de Livre Comércio com a Coreia do Sul estão muito avançadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório