Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Verdes igualam pela primeira vez união conservadora de Merkel em sondagem

Os Verdes alemães igualaram pela primeira vez a percentagem de intenções de voto da união conservadora CDU/CSU da chanceler Angela Merkel, que lidera as sondagens há 15 anos, no barómetro político da televisão pública ZDF publicado hoje.

Verdes igualam pela primeira vez união conservadora de Merkel em sondagem
Notícias ao Minuto

15:21 - 27/09/19 por Lusa

Mundo Merkel

Segundo a sondagem da ZDF, "Politbarometer", se houvesse eleições na Alemanha este domingo, o bloco formado pela União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU) reunia 27% das intenções de voto e os Verdes outros 27%.

Os valores representam uma descida de um ponto percentual para a CDU/CSU e uma subida de três pontos percentuais para os Verdes em relação ao último barómetro da ZDF, realizado no início de setembro.

Em terceiro lugar surge a Alternativa para a Alemanha (extrema-direita), com 14% (mais um ponto percentual que em setembro), seguida do Partido Social-Democrata (SPD) com 13% (menos dois pontos), A Esquerda, com 7%, e o Partido Liberal (FDP), com 6%, ambos com os mesmos valores do estudo anterior.

O dirigente político mais bem avaliado é o chefe do governo regional de Baden-Württemberg, o ecologista Winfried Kretschmann, com 1,8 numa escala entre -5 e +5, seguido de Angela Merkel, com 1,4, e do líder dos Verdes, Robert Habeck, com 1.

Os ministros das Finanças, Olaf Scholz, e dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, ambos sociais-democratas e ambos com uma pontuação de 0,7.

Apesar dos fracos resultados do bloco CDU/CSU e do SPD, 68% dos inquiridos defende que a grande coligação de governo deve cumprir a legislatura, que termina em 2021.

A sondagem confirma a tendência de crescimento que os Verdes conhecem desde 2017, devido parcialmente ao desencanto com o SPD por governar com os conservadores, à moderação do partido ecologista e a alguma insatisfação com a estratégia climática aprovada na semana passada pelo executivo, considerada insuficiente por 53% dos inquiridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório