Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Mãe vende casa para poder comprar canábis medicinal para a filha

Elaine Levy diz já ter gasto perto de 34 mil euros apesar de ter receita.

Mãe vende casa para poder comprar canábis medicinal para a filha

A mãe de uma mulher com epilepsia grave foi obrigada a pôr a casa à venda, no Reino Unido, depois de ter gasto todas as poupanças da família em receitas de médicos particulares para canábis medicinal. 

Elaine Levy, a mãe de Fallon de 25 anos, que tem síndrome de Lennox-Gastaut, explica que está a tentar financiar os cuidados da filha depois de já ter gasto mais de 30 mil libras (34 mil euros). 

"Simplesmente não conseguimos fazê-lo mais", afirma ao Guardian. "Passou um ano e três meses, mas já só temos cerca de um mês de medicamentos e agora estamos no final do caminho. Porque é que tenho de implorar quando foi legalizado em novembro do ano passado?", questionou.

Elaine revela que a filha deixou de precisar de uma cadeira de rodas desde que começou a tomar óleo de canabidiol e depois de anos a tomar calmantes. "O seu coeficiente cognitivo aumentou. Não é uma cura, mas o resultado é maravilhoso", referiu.

Para os pacientes com epilepsia resistente aos tratamentos, o medicamento pode salvar vidas, mas não está amplamente disponível no sistema público de saúde, apesar de os médicos de Inglaterra, da Escócia e do País de Gales terem tido autorização para o começar a receitar desde o ano passado. 

A crescente carga financeira que representa tem obrigado várias famílias a gastar poupanças e vender os seus bens.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório