Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Eleições presidenciais na Argélia marcadas para 12 de dezembro

O chefe de Estado interino da Argélia, Abdelkader Bensalah, anunciou hoje que as eleições presidenciais serão realizadas no dia 12 de dezembro.

Eleições presidenciais na Argélia marcadas para 12 de dezembro
Notícias ao Minuto

22:44 - 15/09/19 por Lusa

Mundo Argélia

O anúncio de Abdelkader Bensalah foi feito num discurso para "a nação", transmitido pela televisão pública da Argélia.

"Decidi (...) que a data das eleições presidenciais será quinta-feira, 12 de dezembro de 2019", disse Bensalah que, de acordo com a Constituição do país, não pode ser candidato.

O chefe de Estado interino da Argélia, que assinou hoje o decreto da convocatória do ato eleitoral, pediu aos argelinos "que contribuam coletivamente (...) em 12 de dezembro, para escrever a história do seu país e a escolha do seu novo Presidente".

Na sua comunicação, Abdelkader Bensalah instou os argelinos à mobilização, para fazerem daquela data "o ponto de partida do processo de renovação da nação".

A eleição presidencial para eleger um sucessor de Abdelaziz Bouteflika, inicialmente marcada para o dia 04 de julho, teve que ser cancelada, por não terem surgido candidatos, face à contestação que abalou o país desde 22 de fevereiro.

A data anunciada para a realização das eleições presidenciais coincide com os prazos exigidos pelo chefe de gabinete do exército, Ahmed Gaïd Salah, considerado o verdadeiro homem forte do país desde a renúncia forçada do Presidente Abdelaziz Bouteflika, no dia 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório