Quando A. A. Milne criou o Winnie the Pooh não foi à toa que se lembrou de criar a personagem de um urso que adora mel. Na verdade, estes animais são conhecidos fãs deste doce e não é uma situação rara a de ursos que invadem propriedades de produção de mel para, às escondidas, degustarem este produto.
Ora, um homem farto de ver as suas colmeias 'assaltadas' decidiu dar bom uso à invasão destes animais.
Ibrahim Sedef vive em Trabzon, na Turquia, e é um engenheiro agrónomo que se dedica à produção de mel. Durante anos fez de tudo para manter os ursos afastados das suas colmeias, incluindo criar vedações à volta das mesmas e deixar comida como pão, frutas e bolos na rua, na esperança de que os ursos preferissem estes alimentos ao mel. Tudo em vão.
Posto isto, o homem decidiu aproveitar os animais para analisar os seus 'gostos'. Isto é, tornou-os nos seus 'provadores oficiais de mel'.
Ibrahim pôs à disposição quatro tipos de mel numa mesa e todas as noites registou os movimentos dos animais. Com isso, conseguiu perceber sobre onde recaíam as suas preferências para apostar no tipo de mel que mais lucro lhe podia conferir.
O mel 'Anzer' destacou-se em relação aos restantes e, segundo o Bored Panda, o homem consegue vender perto de 1 Kg deste mel por 269 euros.