Um urso pardo conseguiu eludir a captura pelo terceiro dia consecutivo depois de ter escapado do seu cativeiro rodeado por cercas elétricas numa floresta na região dos Alpes em Itália. O animal batizado como M49 conseguiu saltar três vedações elétricas e uma quarta com quatro metros de altura.
Não resulta claro como é que o animal conseguiu fazer a proeza depois de ter sido capturado por rangers dias antes após atacar o gado local.
A recaptura ficou envolvida em polémica depois de o governador de Trento ter dado permissão às autoridades para matar o urso por potencial perigo para as populações, conta o Independent, que dá ainda conta de que isso foi diretamente contra o que o ministro italiano do Ambiente tinha dito. "A fuga do M49 não pode justificar uma ação que leve a sua morte", disse Sergio Costa.
O mesmo ministro recorreu ao Twitter para reforçar o apelo: "Não disparem".
So che l'orso #M49 é stato individuato e circondato. Mi appello alle forze politiche e anche a chi sta seguendo le operazioni: non sparate! É un animale braccato e riuscirete a prenderlo ma non sparate. Io mi sto attivando al massimo delle mie competenze per evitare un #Daniza2
— Sergio Costa (@SergioCosta_min) July 16, 2019
Também no Twitter várias eram as vozes a torcer pela liberdade do urso.
Um utilizador brincava: "O urso M49 vai imprimir 5 milhões e fugir para as Caraíbas".
ULTIMORA - L’orso M49 stampa 5 milioni di #minibot e fugge ai Caraibi
— Fabio Scacciavillani (@Scacciavillani) July 17, 2019
"Não matem o urso N49! Mostrem que têm coração!", lia-se noutro tweet.
Non uccidete l'orso #M49!!! Dimostrate di essere uomini di !!
— Claudio Sallusti (@ClaSallu) July 17, 2019
O animal acionou câmaras de sensor esta terça-feira, onde se foi possível ver que não se encontrava longe do local de onde escapou.