Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Afeganistão: Explosão abala instalações de campanha para as presidenciais

Uma forte explosão seguida de um ataque de homens armados abalou hoje instalações de campanha do primeiro vice-presidente da lista do chefe de Estado Ashraf Ghani, candidato à reeleição nas eleições marcadas para 28 de setembro.

Afeganistão: Explosão abala instalações de campanha para as presidenciais
Notícias ao Minuto

15:05 - 28/07/19 por Lusa

Mundo Explosão

Segundo indicou o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi, a explosão ocorreu cerca das 16:40 horas locais (13:10 horas em Lisboa), aconteceu nas imediações das instalações da 'Tendência Verde' (AGT), um movimento político formado por Amrullah Saleh, primeiro vice-presidente da lista de Ashraf Ghani.

"Homens armados entraram depois nos escritórios" do movimento, adiantou o mesmo porta-voz, precisando que Amrullah Saleh, que já foi ministro do Interior do Afeganistão, não ficou ferido.

Deste ataque resultaram um morto e 13 feridos, de acordo com a informação avançada pelo porta-voz do Ministério da Saúde afegão.

A explosão coincide com o primeiro dia de campanha para as eleições presidenciais, marcadas para 28 de setembro, a que concorrem o atual Presidente do Afeganistão e o chefe do Governo do país, Abdullah Abdullah.

"É um ataque direto ao AGT" referiu à France Press uma testemunha, adiantando ter ouvido "três explosões, seguidas de tiros".

Pelas redes sociais há imagens de uma grande coluna de fumo negro e um vídeo feito numa zona próxima da explosão mostra várias pessoas a fugir envoltas em fumo e pó.

Até agora o ataque não foi reivindicado por nenhum grupo extremista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório