Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Dois mil idosos protestam em apoio a jovens manifestantes em Hong Kong

Cerca de 2.000 idosos de Hong Kong, incluindo uma popular atriz, estão hoje a manifestar-se em apoio aos jovens que protestam há um mês na ilha contra uma lei de extradição que seria introduzida no território semiautónomo da China.

Dois mil idosos protestam em apoio a jovens manifestantes em Hong Kong
Notícias ao Minuto

11:55 - 17/07/19 por Lusa

Mundo Hong Kong

Vestindo blusas brancas e calças pretas, os veteranos também criticaram a alegada brutalidade policial no protesto do domingo passado, no distrito de Sha Tin, em Hong Kong, onde violentos confrontos fizeram dezenas de feridos e mais de 40 pessoas foram detidas.

A veterana atriz Deannie Ip disse que a polícia não deve usar táticas agressivas contra os jovens manifestantes, que "não têm armas" e estão a expressar pacificamente as suas frustrações.

Deannie Ip e outras pessoas carregavam um cartaz que dizia: "Apoie os jovens para proteger Hong Kong", enquanto marchavam hoje no distrito financeiro da ilha.

Foi a camada mais jovem de Hong Kong que assumiu a liderança nos protestos contra a proposta de lei da extradição, com números recorde de participação, dois deles marcados por violentos confrontos entre a polícia e manifestantes.

Os defensores da lei argumentam que, caso se mantenha a impossibilidade de extraditar suspeitos de crimes para países como a China, tal poderá transformar Hong Kong num "refúgio para criminosos internacionais".

Os manifestantes dizem temer que Hong Kong fique à mercê do sistema judicial chinês como qualquer outra cidade da China continental e de uma justiça politizada que não garanta a salvaguarda dos direitos humanos.

A transferência de Hong Kong e Macau para a República Popular da China, em 1997 e 1999, respetivamente, decorreu sob o princípio "um país, dois sistemas", precisamente o que os opositores às alterações da lei garantem estar agora em causa.

Para as duas regiões administrativas especiais da China foi acordado um período de 50 anos com elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judiciário, sendo o Governo central chinês responsável pelas relações externas e defesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório