Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Timor começa a apreciar legislação para ratificar tratado com Austrália

O Governo timorense começou hoje a apreciar, numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros, um conjunto de alterações legislativas necessárias para a ratificação do tratado de fronteiras permanentes com a Austrália.

Timor começa a apreciar legislação para ratificar tratado com Austrália
Notícias ao Minuto

06:26 - 08/07/19 por Lusa

Mundo Timor-Leste

"Estamos a começar a ouvir a apresentação sobre as alterações. Isso deverá continuar nos próximos dias", disse à Lusa o ministro de Estado na Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira.

O pacote de alterações legislativas que o Governo timorense vai introduzir para a ratificação do Tratado de Fronteiras Marítimas com a Austrália inclui mudanças para "blindar" o Fundo Petrolífero.

Do pacote fazem parte vários decretos-leis necessários para enquadrar os novos contratos de partilha de produção para os poços no Mar de Timor, alterações ao regime tributário e mudanças para adaptar a lei do trabalho e da migração ao setor petrolífero.

Em causa estão decretos-leis, que depois de aprovados em Conselho de Ministros terão de ser promulgados pelo Presidente da República e outros diplomas, incluindo alterações a leis em vigor, que têm de passar pelo parlamento antes de ir ao chefe de Estado.

Trata-se de um extenso pacote legislativo que o Governo quer ver promulgado e em vigor antes do dia 30 de agosto para que nesse dia, em que se celebram os 20 anos do referendo de independência de Timor-Leste, possa ser formalmente ratificado o tratado.

Paralelamente ao processo em Timor-Leste estará a decorrer um processo legislativo idêntico no parlamento australiano.

Para que essa ratificação aconteça, é necessário aprovar várias alterações a diplomas como a Lei do Fundo Petrolífero, a Lei de Atividades Petrolíferas, a Lei Tributária e a lei da Timor Gap, além de outras mudanças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório