Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Homicídios no México estão descontrolados: quase 100 assassinatos por dia

López Obrador não está, para já, a conseguir ser bem sucedido no combate à violência no país.

Homicídios no México estão descontrolados: quase 100 assassinatos por dia
Notícias ao Minuto

23:18 - 05/07/19 por Fábio Nunes

Mundo Crime

O número de homicídios no México disparou e sucedem-se os recordes negativos. O Mexico News Daily publicou dados do secretariado de Segurança que mostra que nos primeiros seis meses de 2019 foi registada uma média de 94 homicídios por dia.

Os dados mostram ainda que junho foi o mês mais sangrento desde que há registo: mais de três mil pessoas foram assassinadas no México.

A Cidade do México, Veracruz, Chihuahua e Jalisco estão entre as zonas mais violentas e onde o número de homicídios é maior. Guanajuato é o estado mexicano com a maior taxa de homicídios. A BBC dá conta que Guanajuato tem sido assolado pela disputa pelo poder entre os cartéis Jalisco New Generation e Santa Rosa de Lima.

Uma das promessas feitas por Andrés Manuel López Obrador, que tomou posse como presidente em dezembro, passava por reduzir a violência e travar a subida no número de homicídios, algo que para já não está a conseguir.

Uma das medidas recentemente tomadas por López Obrador para combater a violência tem sido alvo de críticas. O líder mexicano decidiu enviar a Guarda Nacional para algumas zonas do país, entre as quais a Cidade do México. Uma decisão que para os críticos não vai resolver o problema e que perspetivam poder levar a abusos por parte das forças de autoridade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório