Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Petroleiro terá sido atingido por torpedo no golfo de Omã

Um grupo britânico de segurança marítima alertou hoje para um incidente não especificado no golfo de Omã, pedindo "extrema cautela" para evitar tensões entre Washington e Teerão perante a visita do primeiro-ministro japonês ao Irão.

Petroleiro terá sido atingido por torpedo no golfo de Omã
Notícias ao Minuto

08:23 - 13/06/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

Mundo Dubai

Segundo a Associated Press, a comunicação social iraniana indicou, sem mostrar provas, que houve uma explosão na área que atingiu petroleiros. Já a imprensa britânica alega que um petroleiro terá sido atingido por um torpedo. 

O grupo de operações marítimas do Reino Unido, administrado pela Marinha Britânica, deu o alerta, mas indicando apenas que estaria a investigar o caso.

Um porta-voz da Marinha, Joshua Frei, indicou que o seu comando estava "ciente" de um incidente relatado na área, mas sem especificar.

"Estamos a trabalhar para obter detalhes", acrescentou à Associated Press.

As autoridades dos Emirados recusaram-se para já a comentar a situação.

As coordenadas fornecidas sobre o incidente pelo grupo do Reino Unido situam-se a cerca de 45 quilómetros da costa iraniana.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, iniciou na quarta-feira uma visita de dois dias ao Irão, numa altura em que Teerão e Washington assistem a uma escalada de tensão política e militar, tornando o tema um dos pontos centrais das conversas que tem desenvolvido com Hassan Rohani.

A visita de Abe é a primeira de um chefe de Governo japonês desde a revolução islâmica de 1979 e a primeira de um líder de um país do G7 desde que o Presidente norte-americano, Donald Trump, se retirou do acordo nuclear.

O Japão é um importante aliado dos Estados Unidos da América e tem um histórico de relações comerciais com o Irão muito profundo, o que torna este país um potencial mediador do conflito entre aqueles dois países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório