Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Julian Assange movido para a ala hospitalar da prisão após perda de peso

O fundador do WikiLeaks foi posto sob observação após a perda de peso abrupta atrás das grades.

Julian Assange movido para a ala hospitalar da prisão após perda de peso
Notícias ao Minuto

09:18 - 09/06/19 por Sara Gouveia

Mundo Assange

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi movido para a ala hospitalar da prisão de Belmarsh, em Londres, depois de ter tido uma perda de peso abrupta desde que se encontra atrás das grades.

Segundo o The Sun, que cita uma fonte da prisão, "Assange está geralmente mal, mas recentemente tem-se debatido para comer o que tem piorado a sua saúde. Ele parece à beira do colapso,  magro e frágil e por isso mudaram-no como precaução".

A mesma fonte acrescentou que "vai ser vigiado na área hospitalar e vão-lhe ser dados suplementos e líquidos, caso não consiga comer. Alguns dos funcionários temeram que estivesse em greve de fome, mas não é esse o caso".

"Alguns dos seus problemas de saúde parecem advir de ter estado tanto tempo confinado na embaixada. E o seu estado mental não é ótimo, também", rematou.

O australiano está a cumprir 11 meses de pena efetiva por ter violado a liberdade condicional. Os acontecimentos remontam a junho de 2012, quando Assange deveria ter-se apresentado diante da justiça britânica para responder pelos alegados crimes sexuais de que foi acusado na Suécia, mas em vez disso refugiou-se na embaixada equatoriana na capital inglesa, onde recebeu asilo político até 11 de abril deste ano, dia em que foi detido.

Recorde-se que o fundador do WikiLeaks viveu na embaixada equatoriana em Londres durante praticamente sete anos.

Assange está ainda a tentar bloquear uma possível extradição para os Estados Unidos onde está acusado de pirataria e espionagem depois de o WikiLeaks ter libertado milhares de documentos governamentais secretos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório