Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

Salvini escala luta com juízes que se opõem à sua política anti-imigração

Os alvos dos ministro do Interior são três juízas. Uma delas recebeu ameaças de morte na sequência de uma publicação de Salvini no Facebook.

Salvini escala luta com juízes que se opõem à sua política anti-imigração
Notícias ao Minuto

20:44 - 06/06/19 por Fábio Nunes

Mundo Matteo Salvini

Matteo Salvini continua a desafiar a justiça italiana com a sua política anti-imigração e está a colocar em causa a independência do sistema judicial de Itália. A batalha entre Salvini e os juízes está a escalar e no episódio mais recente o ministro do Interior pediu a um procurador estatal para analisar se três juízas se devem abster de proferir veredictos em casos que envolvam imigrantes, se as suas opiniões entrarem em conflito com as políticas de imigração e segurança.

As juízas visadas são Luciana Breggia, uma magistrada de Florença, Matilde Betti, juíza em Bolonha, e Rosaria Trizzino, presidente do tribunal administrativo da região da Toscânia.

No caso das duas primeiras magistradas, passaram a fazer parte da ‘lista negra’ de Salvini porque rejeitaram um recurso interposto pelo Ministério do Interior contra decisões judiciais que permitem a refugiados que procuram asilo poderem inscreverem-se no registo civil tanto de Florença como de Bolonha.

Já Rosaria Trizzino vetou a criação das chamadas ‘zonas vermelhas’ em Florença, áreas com grande movimento turístico e cujo acesso seria proibido a pessoas com cadastro de crimes menores.

Matteo Salvini defende que as provas das opiniões pró-migração destas juízas podem ser encontradas em pesquisas online que mostram que participaram em debates sobre imigração e na apresentação de livros sobre o tema.

Luciana Breggia não é um alvo recente de Salvini. Anteriormente, o ministro do Interior escreveu numa publicação no Facebook que se a juíza quiser alterar leis deve candidatar-se a eleições. Mais de 4.500 pessoas reagiram ao post de Salvini e muitos dos comentários continham ameaças de morte à juíza Breggia.

Silvia Albano, uma juíza de Roma e membro da administração da Associação Nacional de Magistrados, considera esta intervenção de Salvini grave. "As afirmações do ministro do Interior são intimidatórias, ameaçadoras e minam não só o estado de direito mas também os valores da Constituição italiana. Ameaçar a liberdade dos juízes significa ameaçar a liberdade de todos os cidadãos, já para não falar que parte de um ministro do Interior que, como tal, devia garantir a segurança dos magistrados", disse. 

Uma das medidas anti-imigração mais duras de Matteo Salvini foi o encerramento dos portos italianos às embarcações que transportavam imigrantes. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório