Meteorologia

  • 25 JUNHO 2019
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 24º

Edição

'Onda verde' marca eleições locais na Irlanda

As eleições locais irlandesas estão a ser marcadas por uma 'onda verde', devido à votação no partido Verde, de acordo com os resultados provisórios anunciados hoje, que também apontam para uma aprovação maciça à liberalização da lei do divórcio.

'Onda verde' marca eleições locais na Irlanda
Notícias ao Minuto

21:58 - 25/05/19 por Lusa

Mundo Plebiscito

Os primeiros resultados e uma sondagem feita à boca das urnas sugerem que os Verdes registaram uma grande subida, aproximando-se dos três principais partidos, o Fine Gael, atualmente no governo, e o Fianna Fáil, estes dois destacados no topo, seguidos pelo Sinn Féin.

"É reflexo de uma 'onda verde' de pensamento que está a acontecer em todo o mundo, por toda a Europa. Estávamos à espera que se erguesse aqui e hoje ergueu-se", afirmou o líder do partido ambientalista, Eamon Ryan, citado pela estação pública RTÉ.

O primeiro-ministro e líder do Fine Gael, Leo Varadkar, disse compreender a "mensagem muito clara" do eleitorado para que o governo "faça mais em termos de ação contra as alterações climáticas".

A contagem de boletins vai continuar nos próximos dias, para determinar os eleitos para os 949 lugares em 31 autarquias por todo o país, aos quais concorreram perto de dois mil candidatos.

A mesma sondagem, divulgada pela RTÉ, também aponta para um apoio de 87% no referendo sobre a liberalização das leis do divórcio, que se realizou na quarta-feira, em simultâneo com as eleições locais.

Os resultados das eleições europeias, que também se realizaram na quarta-feira, serão divulgados no domingo, após o encerramento das urnas em todos os Estados-membros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório