Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

E da rebeldia de um cardeal 'fez-se luz'. É o "Robin dos Bosques do Papa"

O ministro do Interior italiano não gostou. Mas o cardeal tem recolhido também muitos elogios.

E da rebeldia de um cardeal 'fez-se luz'. É o "Robin dos Bosques do Papa"
Notícias ao Minuto

15:14 - 13/05/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Vaticano

O cardeal Konrad Krajewski é uma das figuras próximas do Papa Francisco, tendo a seu cargo, por exemplo, tarefas como a distribuição dos fundos de caridade do Sumo Pontífice.

Por estes dias, Konrad Krajewski é notícia por um momento de rebelia perante o Estado italiano, momento esse que garantiu luz a centenas de pessoas.

Em causa está um imóvel do Estado, há muito esquecido pelas autoridades. O edifício está situado na rua Santa Cruz de Jerusalém, perto da Arquibasílica de São João de Latrão, e vivem lá cerca de 450 pessoas, entre as quais cerca de uma centena de crianças, que não têm luz depois de se ter acumulado uma dívida de 300 mil euros para com a companhia elétrica.

Os inquilinos, juntamente com ativistas, estavam há vários dias a manifestar-se, gritando "sem luz não se vive". Até sábado, nada tinha acontecido. Mas eis que este cardeal polaco entrou em ação.

Konrad Krajewski cortou o selo da polícia e voltou a fazer as ligações elétricas. E fez-se luz.

Ora esta segunda-feira o assunto marcou a atualidade em Itália. Matteo Salvini, o ministro do Interior italiano e principal voz contra refugiados e migrantes, não gostou e criticou o cardeal por aquilo que dizer "defender uma ilegalidade".

O cardeal, que entretanto já reagiu à situação, assume perfeitamente o seu gesto de rebelião. "O que é que eu posso dizer? Esta era uma situação desesperada. E repito: assumo toda a responsabilidade. Se chegar uma multa, pago-a", afirmou. Mais do que a conta da luz, o cardeal realçou que o incomoda são as condições em que vivem aquelas pessoas. "Há crianças ali", realçou.

Apesar de algumas críticas, a verdade é que o cardeal, de 55 anos de idade, também tem recolhido muitos elogios, nas redes sociais e na imprensa tradicional. Esta segunda-feira, o jornal La Repubblica apelidava-o mesmo de "Robin dos Bosques do Papa", a célebre personagem da floresta de Nottingham, que roubava os ricos para dar aos pobres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório