Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Restos mortais mantidos por médico nazi vão ser enterrados

São mais de 300 amostras de tecido humano de prisioneiros que foram executados pelo regime nazi.

Restos mortais mantidos por médico nazi vão ser enterrados
Notícias ao Minuto

11:02 - 13/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Alemanha

Esta segunda-feira vão ser enterrados os restos mortais mantidos por um médico que colaborava com os nazis, segundo a BBC. As mais de 300 amostras de tecido humano foram encontradas apenas em 2016 por herdeiros do médico que as guardou Hermann Stieve, um professor de anatomia no Hospital Universitário de Charité. Estavam em lâminas de microscópio numa propriedade que pertencia a Stieve.

A investigação do German Resistance Memorial Center comprovou que os restos mortais pertenciam a prisioneiros que foram executados pelo regime nazi por resistência política. Hermann Stieve colaborou de forma sistemática com os nazis e recebeu cadáveres de 184 pessoas, na sua maioria mulheres.

A pesquisa e investigação liderada pelo professor Johannes Tuchel mostrou que os corpos eram transportados da prisão de Berlin-Plötzensee por um motorista e levados até Hermann Stieve, por vezes apenas minutos depois das execuções terem acontecido.

O médico dissecava-os depois. Stieve tinha um interesse particular no sistema reprodutivo. O seu trabalho foi dos primeiros a sugerir que o stress – neste caso em pessoas que tinham sido sentenciadas à morte – podia perturbar o ciclo menstrual.

Hermann Stieve foi o diretor do Instituto de Anatomia de Berlim 1935 e 1952, ano em que morreu vítima de um acidente vascular cerebral. Como não era membro do partido Nazi, o médico não foi acusado após a Segunda Guerra Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório