Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Estudo revela que talões de compra contém substância tóxica e cancerígena

Costuma acumular talões na carteira? "Para o utilizador são fáceis de identificar, já que se trata dos recibos que perdem a impressão com o tempo", explicou um dos responsáveis do estudo.

Estudo revela que talões de compra contém substância tóxica e cancerígena
Notícias ao Minuto

23:27 - 24/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Granada indicou que aqueles talões de compra cuja tinta se desvanece com o tempo podem conter substâncias que provocam cancro e infertilidade. De acordo com o estudo, nove em cada dez recibos de compra que são entregues em lojas e supermercado são feitos de papel térmico, que contém bisfenol A.

O bisfenol A, sublinhe-se, é um composto utilizado há mais de 50 anos na produção de plásticos de policarbonato, para os endurecer. Esta resina está há muito identificada como tóxica para o sistema reprodutor humano, tendo a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) indicado que funciona como um desregulador endócrino.

A União Europeia proibiu o fabrico de biberões com esta substância em 2011, mas esta continua a existir em recipientes de plástico, como garrafas, embalagens, tupperwares, etc. Pode ser ainda encontrada em brinquedos de plástico, produtos de cosmética e papel térmico, que é utilizado no terminais multibanco e nas caixas registadoras.

Ora, o estudo da instituição de ensino espanhola esclarece que 90% dos talões são feitos com papel térmico, que contém bisfenol A.

"Para o utilizador são fáceis de identificar, já que se trata dos recibos que perdem a impressão com o tempo", explicou o médico e docente Nicolás Olea, um dos responsáveis pela investigação, acrescentando que o bisfenol A é o pó branco que esses talões deixam na carteira e que mancham os dedos.

No mesmo estudo, noticiado pelo El Mundo, liderado pela Universidade de Granada, participaram ainda especialistas do Instituto de Investigação Biosanitária de Granada e do Hospital Universitário San Cecílio de Granada, assim como instituições francesas e brasileiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório