Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente de Angola repudia "energicamente" atentados no Sri Lanka

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, repudiou e condenou hoje "energicamente" os "sangrentos atentados" registados domingo no Sri Lanka numa mensagem endereçada ao homólogo cingalês, Maithripala Sirisena, indica uma nota da Casa Civil do Presidente da República.

Presidente de Angola repudia "energicamente" atentados no Sri Lanka
Notícias ao Minuto

19:55 - 22/04/19 por Lusa

Mundo João Lourenço

Na mensagem, o Presidente de Angola indica ter recebido com "profunda dor e pesar" a notícia dos atentados ocorridos, "que causaram inúmeras vítimas entre mortos e feridos", 290 mortos, entre eles um cidadão português, e cerca de 500 feridos, segundo os mais recentes dados oficiais.

"O Executivo da República de Angola repudia e condena energicamente esse tipo de atos que atentam contra a vida e a dignidade da pessoa humana. Perante este trágico acontecimento, cumpre-me em nome do Povo e do Executivo angolano, apresentar a Vossa Excelência e ao Governo do Sri Lanka, os nossos sentimentos de solidariedade e as mais profundas condolências, pedindo-Lhe que as estenda aos familiares das vítimas", pode ler-se no documento.

As oito explosões de domingo mataram, pelo menos, 290 pessoas, entre as quais um português residente em Viseu, e provocaram 500 feridos.

A capital do país, Colombo, foi alvo de pelo menos cinco explosões: em quatro hotéis de luxo e uma igreja.

Duas outras igrejas foram também alvo de explosões, uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra no leste do país. A oitava e última explosão teve lugar num complexo de vivendas na zona de Dermatagoda.

As primeiras seis explosões ocorreram "quase em simultâneo", pelas 08:45 de domingo (03:15 em Portugal), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais.

O número de pessoas detidas relacionadas com os ataques, que não foram ainda reivindicados, também aumentou de 13 para 24, disse à agência de notícias francesa France Presse (AFP) o porta-voz da polícia Ruwan Gunasekera.

A polícia também informou hoje que uma bomba artesanal foi descoberta e desativada no domingo, perto do principal aeroporto de Colombo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório