Meteorologia

  • 24 MAIO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Brasil. Homem e criança mortos, 17 desaparecidos. Resgate em curso

Cinco pessoas já foram retiradas com vida dos escombros, com o esforço concertado de bombeiros e população, de acordo com a imprensa brasileira.

Brasil. Homem e criança mortos, 17 desaparecidos. Resgate em curso
Notícias ao Minuto

16:24 - 12/04/19 por Anabela Sousa Dantas 

Mundo Rio de Janeiro

Há pelo menos duas vítimas mortais confirmadas do desabamento de dois prédios na comunidade brasileira de Muzema, no Rio de Janeiro. Segundo o G1, trata-se de um homem e de uma criança, não se conhecendo ainda mais detalhes.

A mesma publicação escreve que os familiares e residentes locais dão conta de 17 desaparecidos, embora este número possa sofrer revisões ao longo dia, fruto das normais incongruências de dados em situações de crise.

Certo é que, a esta altura, cinco pessoas foram já retiradas com vida dos escombros, algumas por bombeiros outras por populares. Há sete feridos a registar.

O Corpo de Bombeiros tem, nesta altura, 90 operacionais no local, contando ainda com a presença de cães e de drones para apoiar as operações de busca.

Os dois prédios que desabaram, sublinhe-se, teriam entre quatro e seis andares e eram construções ilegais que já tinham sido interditas. A sua demolição nunca chegou, porém, a avançar.

O prefeito de Câmara do Rio de Janeiro, Marcello Crivella, disse, no local do incidente, que as duas edificações que desabaram estavam num loteamento irregular. "A Prefeitura do Rio [de Janeiro] já havia comunicado ao Ministério Público e tentado interditar, mas, infelizmente, uma liminar [decisão] judicial impediu a demolição desses prédios e as obras continuaram", disse.

"Estamos aqui com a nossa equipe trabalhando para tentar resgatar as pessoas dos escombros. Fica para todos nós uma lição: quando a Prefeitura alertar sobre esses riscos, vamos dar ouvidos para que isso não aconteça nunca mais", acrescentou Crivella.

Muzema, note-se, foi uma das áreas mais atingidas pelo mau tempo que colocou a cidade do Rio de Janeiro em estado de crise desde dia 7 deste mês e em estado de calamidade pública desde ontem, quinta-feira. As chuvas que atingem a cidade desde o início da semana já causaram pelo menos 10 mortos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório