Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Radovan Karadzic recorre da condenação a prisão perpétua

O ex-líder dos sérvios na Bósnia, Radovan Karadzic, recorreu hoje da pena de prisão perpétua anunciada pelo tribunal internacional das Nações Unidas, sob a acusação de genocídio e crimes de guerra, de 1992 a 1995.

Radovan Karadzic recorre da condenação a prisão perpétua
Notícias ao Minuto

17:06 - 28/03/19 por Lusa

Mundo Bósnia

"O Presidente Radovan Karadzic recorreu da sentença de prisão perpétua" anunciada no julgamento de quarta-feira passada, declarou o advogado do líder sérvio, Peter Robinson, num comunicado divulgado pelo Mecanismo de Tribunais Penais Internacionais (MTPI).

Os juízes do MTPI irão agora decidir se aceitam ou não o pedido de revisão da sentença, inicialmente fixada em 40 anos de prisão, devido aos crimes cometidos nos conflitos que sucederam à desintegração da Jugoslávia em 1991, após as independências unilaterais da Eslovénia e Croácia.

Radiovan Karadzic é o mais alto responsável em julgamento, após a morte do antigo Presidente sérvio, Slobodan Milosevic, que enfrentava o mesmo processo pelo conflito na ex-república jugoslava entre os exércitos muçulmano, sérvio e croata, com um balanço de mais de 100.000 mortos e 2,2 milhões de refugiados.

Em 2017, e numa das suas últimas deliberações, o Tribunal Penal internacional para a ex-Jugoslávia, encerrado naquele ano, condenou também a prisão perpétua por acusações semelhantes o ex-comandante militar dos sérvios bósnios, general Ratko Mladic, que recorreu da sentença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório