Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo vai decidir para onde exumar Franco se a família não o fizer

O Governo espanhol irá decidir onde serão enterrados os restos mortais de Francisco Franco, no caso de a família do ditador não comunicar um local que tenha a sua concordância num prazo de 15 dias.

Governo vai decidir para onde exumar Franco se a família não o fizer
Notícias ao Minuto

15:29 - 15/02/19 por Lusa

Mundo Espanha

A ministra da Justiça, Dolores Delgado, explicou em conferência de imprensa, depois do conselho de ministros de hoje, os passos que vão ser dados.

O executivo aprovou uma disposição para exumar os restos de Francisco Franco do local em que está enterrado, o Vale dos Caídos, uma medida que a família do ditador se continua a opor.

Os familiares do ex-chefe de Governo espanhol têm a partir de agora um último prazo de 15 dias para comunicar o local para onde deve ser transferido o corpo, desde que não seja para a Catedral de Almudena, em Madrid, que tinham proposto inicialmente, por motivos de ordem pública e para evitar que o ex-ditador receba homenagens.

Para o executivo socialista, o corpo do ditador não pode ir para qualquer local onde possa ser "enaltecido ou homenageado".

O Governo reserva-se o direito de dar o seu acordo quanto ao local definitivo para onde serão exumados os restos mortais, no caso de não concordar com a proposta.

O parlamento espanhol aprovou em setembro último a proposta do Governo socialista a autorizar a exumação dos restos mortais do ditador.

O Tribunal Supremo espanhol rejeitou em 17 de dezembro último um pedido da família de Francisco Franco para que o Governo suspenda o processo de exumação do corpo do ditador.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório