ONU notificada formalmente do novo nome da Macedónia do Norte

A ONU foi notificada formalmente pelo governo de Skopje sobre o novo nome do país, Macedónia do Norte, que entrou em vigor na terça-feira, indicou hoje um responsável das Nações Unidas, citado pelas agências internacionais.

Notícia

© Wikimedia Commons

Lusa
13/02/2019 16:31 ‧ 13/02/2019 por Lusa

Mundo

Nações Unidas

"Recebemos uma notificação" sobre o novo nome e o Conselho de Segurança e a Assembleia-geral serão informados na sequência da comunicação, afirmou a mesma fonte, que falou à agência noticiosa francesa France Presse (AFP) sob a condição de anonimato.

O nome da Macedónia do Norte foi acordado em 2018 pela Grécia e pela Macedónia, apesar da forte oposição das forças nacionalistas nos dois países.

Os dois países assinaram em junho o acordo de Prespa (ou de Prespes em grego) que rebatizou a Antiga República Jugoslava da Macedónia como República da Macedónia do Norte.

Em seguida, os parlamentos macedónio e grego adotaram o acordo, pondo fim a um conflito diplomático de quase 30 anos entre os dois países vizinhos e abrindo caminho à adesão da Macedónia à União Europeia e à NATO, até agora vetada pela Grécia.

O acordo sobre o novo nome do país entrou em vigor na terça-feira, após a publicação de alterações à Constituição.

Uma segunda notificação às Nações Unidas é aguardada esta quarta-feira, precisou o mesmo responsável.

O executivo de Skopje tinha indicado que ia enviar uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, a informá-lo da entrada em vigor do acordo, bem como "notas verbais" dirigidas ao secretariado da ONU, aos Estados-membros daquela organização e a outras organizações internacionais.

O governo macedónio já mudou a designação do país na sua página oficial na Internet e na sua conta pessoal na rede social Twitter.

As autoridades de Skopje previam substituir hoje as placas de entrada no país, no posto fronteiriço com a Grécia.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas