Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Doença 'zombie' que é fatal para os veados pode contagiar humanos

Os especialistas alertam que os sintomas da infeção podem levar anos a manifestarem-se. Avisos são dirigidos principalmente aos caçadores nos Estados Unidos.

Doença 'zombie' que é fatal para os veados pode contagiar humanos
Notícias ao Minuto

13:49 - 13/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Há uma doença infecciosa fatal que se está a espalhar entre a população de veados e alces nos Estados Unidos e que pode contagiar os humanos. A Chronic Wasting Disease (conhecida por cá como doença emaciante crónica dos cervídeos) é progressiva e atinge o cérebro, a espinha dorsal e outros tecidos destes animais, segundo o Huffington Post.

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, até janeiro a doença já tinha sido registada em 24 dos 50 estados norte-americanos. A infeção espalha-se através de fluidos corporais como fezes, saliva, sangue ou urina, tanto por contacto direto como indireto.

Os sintomas da CWD podem levar anos até se manifestarem e são muitas vezes comparados aos dos zombies nas obras ou séries e filmes de ficção. Incluem uma drástica perda de peso, falta de coordenação motora, excessiva sede ou vontade de urinar, um menor receio dos humanos e comportamento agressivo. Não há tratamentos para a doença.

Para já ainda não se registou qualquer caso da transmissão desta doença para os humanos, mas os especialistas acreditam que pode ser uma questão de tempo, algo corroborado por testes de laboratório.

“É provável que casos humanos de CWD associados ao consumo de carne sejam documentados nos próximos anos. É possível que sejam significativos e não serão casos isolados”, afirmou Michael Osterholm, diretor do Center for Infectious Disease and Research Prevention da Universidade de Minnesota.

As autoridades norte-americanas pedem maior precaução aos caçadores para minimizarem uma potencial exposição à doença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório