Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Momentos de violência marcaram 13.º fim de semana de protesto em Paris

O movimento dos coletes amarelos voltou a marcar presença nas ruas, num dia marcado por episódios de violência.

Notícias ao Minuto

22:23 - 09/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coletes amarelos

Este sábado assinalou-se o 13.º fim de  semana consecutivo de protesto dos coletes amarelos na capital francesa.

Os manifestantes reuniram-se na Place de l'Étoile, junto ao Arco do Triunfo, e começaram a marcha cerca das 12h locais (11h em Lisboa). O protesto, no entanto, ficou marcado por imagens de violência.

Alguns elementos dos coletes amarelos envolveram-se em confrontos com a polícia. O dia ficou marcado pelos ferimentos graves de um manifestante, que perdeu uma mão na explosão de uma granada de gás lacrimogéneo.

Segundo as autoridades, este manifestante terá pegado na granada atirada pela polícia para a atirar de volta mas esta explodiu-lhe na mão antes que a tivesse conseguido lançar.

Houve, no entanto, mais momentos de tensão entre manifestantes e polícia, que voltou a carregar sobre parte dos manifestantes.

As imagens da Reuters que pode ver na galeria acima dão conta disso mesmo, onde se inclui a imagem de um agente sentado no chão a ser assistido por um colega e também os ferimentos de um outro manifestante.

Entre os manifestantes deste sábado estava Jerôme Rodrigues, o lusodescendente que se tornou uma das caras do movimento. Há duas semanas foi ferido com uma bala de borracha e corre o risco de vir a perder a visão do olho direito. Hoje, com o olho ferido coberto, foi filmado por televisões francesas no protesto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório