Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

"Reino Unido vai sair da UE mas não do espaço dos aliados de Portugal"

Augusto Santos Silva esteve reunido com os parceiros sociais para abordar o plano de contingência para o Brexit e afirmou que estes estão "conscientes da delicadeza do momento". Governo garante respeito pelos direitos dos cidadãos britânicos e espera reciprocidade por parte de Londres.

"Reino Unido vai sair da UE mas não do espaço dos aliados de Portugal"
Notícias ao Minuto

17:31 - 16/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Augusto Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, esteve reunido esta quarta-feira na Concertação Social para abordar com os parceiros sociais o plano de contingência para o Brexit, que vai ser aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros.

No final da reunião, Santos Silva considerou que “estes debates enriquecem o conteúdo das nossas medidas” e referiu que “todos os parceiros sociais estão muito conscientes da delicadeza do momento, da necessidade de mitigar os efeitos negativos do Brexit para a economia e para a cidadania”.

De seguida, o responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros realçou, tal como António Costa já tinha feito esta terça-feira, que “todos os direitos dos cidadãos britânicos residentes em Portugal estão salvaguardados, as suas condições atuais de residência atual em Portugal estão garantidas”. E ressalvou que “o mesmo aplica-se aos turistas britânicos que venham a Portugal”.

Augusto Santos Silva disse que não acredita que não haja reciprocidade do governo britânico relativamente aos cidadãos portugueses que vivem naquele país: “O Reino Unido vai sair da União Europeia mas não vai sair do espaço das nações democráticas e dos aliados de Portugal. Tomamos estas medidas à nossa responsabilidade”.

Depois do acordo para o Brexit negociado com a União Europeia ter sido chumbado esta terça-feira no parlamento britânico, Theresa May enfrenta agora uma moção de censura que será votada esta quarta-feira. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório