Raul Castro pede a Cuba para fortalecer defesa e preparar-se para o pior

O ex-Presidente de Cuba e líder do Partido Comunista, Raul Castro, pediu ao país para fortalecer a defesa e preparar-se "para os piores cenários" contra os Estados Unidos, que acusa de ter retomado a política de confronto.

Raúl Castro recebe chefe do Comité de Investigação da Rússia

© Reuters

Lusa
02/01/2019 06:09 ‧ 02/01/2019 por Lusa

Mundo

contra os EUA

Durante um discurso no primeiro dia do ano, na cidade de Santiago de Cuba, por ocasião do 60.º aniversário da Revolução Cubana de 1959, o líder de 87 anos afirmou que é dever dos cubanos prepararem-se "meticulosamente para todos os cenários, inclusive os piores".

"Não podemos deixar espaço para a perplexidade e improviso", sublinhou.

"Continuaremos a priorizar (...) a defesa" com o objetivo de "preservar a soberania e a paz", disse Raul Castro, que ocupou o cargo de Presidente cubano de fevereiro de 2008 até abril passado.

O discurso 'belicista' de Castro contrapõe as mensagens conciliatórias durante os últimos quatro anos.

Castro acusou a administração de Donald Trump de ter aumentado as pressões políticas e económicas para forçar uma mudança de regime "na ilha comunista.

O irmão do carismático Fidel Castro, apelou às "mentes mais equilibradas" dos EUA para evitarem "um cenário de confronto", sublinhando a disposição de Cuba de "viver civilmente apesar das diferenças" com os norte-americanos.

Depois de restabelecer as relações bilaterais em 2014 com Barack Obama na Casa Branca e Raúl Castro na presidência de Cuba, os dois países voltaram à tensão sob o mandato de Donald Trump, que endureceu a política de Cuba com novas restrições de viagens e obstáculos negócio com a ilha.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas