A guerra expulsou de casa o menino afegão famoso pela camisola de Messi
Murtaza Ahmadi teve de fugir na sequência de uma ofensiva talibã à cidade onde vivia. Teve de deixar para trás as camisolas e a bola oferecidas pelo craque argentino.
© Reuters
Mundo Murtaza Ahmadi
Em 2016, Murtaza Ahmadi, um menino afegão, tornou-se num fenómeno viral depois de ter começado a circular uma fotografia sua com um saco de plástico com as cores branca e azul celeste vestido. À falta de uma camisola do seu ídolo, o rapaz escreveu o nome de Messi e o número para que não sobrassem dúvidas do que significava aquela saco.
Algum tempo depois, Murtaza realizou um sonho e conheceu o craque Leo Messi, que lhe ofereceu duas camisolas e uma bola de futebol. Agora, o pequeno Murtaza de sete anos de volta a ser notícia mas por um motivo triste. A sua curta existência foi abalada pela instabilidade que afeta o Afeganistão. Murtaza e a sua família tiveram de fugir da sua casa em Jaghori depois de uma ofensiva dos talibãs, adianta a agência EFE.
Jaghori até era considerada uma das zonas mais seguras e calmas do Afeganistão, mas isso mudou no início de novembro. A chegada dos talibãs obrigou mais de dois terços da população a fugir. Murtaza e a sua família foram para a capital, Cabul, e vivem numa casa partilhada com um vizinho, segundo o Clarín.
Como é habitual neste tipo de casos, muitas coisas ficam para trás quando se foge à pressa. Para tristeza de Murtaza, não conseguiu trazer consigo as prendas que Messi lhe deu. “Não pudemos trazê-las porque saímos de casa durante a noite e a minha mãe pediu-me que deixasse as camisolas e a bola”, conta o menino. “Sinto falta da nossa casa em Jaghori. Aqui não tenho uma bola e não posso jogar futebol nem sair”, diz Murtaza.
O conflito no Afeganistão continua a levar várias pessoas a abandonarem as suas casas. Há mais de 300 mil deslocados que vivem em condições difíceis.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com