Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Protestos contra lei que permite prisão sem julgamento

Cerca de 30 pessoas protestaram hoje contra uma proposta parlamentar da Malásia que os críticos dizem permitir a detenção sem julgamento e a denunciam como uma promessa não cumprida pelo governo que disse ir acabar com legislação opressiva.

Protestos contra lei que permite prisão sem julgamento
Notícias ao Minuto

07:11 - 30/09/13 por Lusa

Mundo Kuala Lumpur

Os manifestantes, onde estavam advogados e ativistas percorreram uma curta distância em Kuala Lumpur em direção ao parlamento onde tentaram entregar uma carta de protesto.

O governo do primeiro-ministro Najib Razak propôs emendas a lei de prevenção do crime datada de 1959 com o objetivo de proporcionar à polícia maior poder no combate a um crescimento de crimes violentos que se regista nos últimos meses.

Os ativistas defenderam que a Malásia possui legislação suficiente para combater o crime.

Perante anteriores protestos contra o seu governo, o primeiro-ministro aboliu em 2011 a Lei de Segurança Interna e outra legislação de Emergência que permitiam a detenção sem julgamento.

A população da malásia tem assistido a um recente aumento da violência com recurso a armas de fogo com as autoridades policiais e de segurança a reclamarem que os criminosos foram libertados aquando da abolição dos dois diplomas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório