Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Trump ataca New York Times por artigo sobre dinheiro recebido do pai

O Presidente norte-americano acusou hoje o New York Times de falta de isenção, a propósito do artigo segundo o qual Donald Trump recebeu do pai 413 milhões de dólares, em grande parte provenientes de evasão fiscal.

Trump ataca New York Times por artigo sobre dinheiro recebido do pai
Notícias ao Minuto

16:15 - 03/10/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Na rede social Twitter, Trump acusou o jornal de escrever um artigo tendencioso sobre alegações "velhas, aborrecidas e muitas vezes aludidas".

"Tudo somado, significa que 97% dos artigos deles sobre mim são negativos. Nunca recuperaram de uma má escolha eleitoral", acrescentou, referindo-se ao apoio do jornal à candidatura da sua rival democrata nas presidenciais de 2016, Hillary Clinton.

O artigo do Times, publicado na terça-feira, contraria a imagem que Trump tem apresentado publicamente de um milionário que fez fortuna a partir de um milhão de dólares (cerca de 867 mil euros) que o pai lhe emprestou.

Segundo o jornal, Trump e o pai criaram uma empresa fictícia para não pagar impostos sobre doações e empréstimos e declararam valores abaixo dos reais do património das suas empresas imobiliárias.

O Times diz basear-se em mais de 100.000 páginas de documentos financeiros, incluindo declarações de impostos do pai de Trump, Fred, e das suas empresas.

Um advogado de Trump, Charles J. Harder, disse ao jornal que não houve "fraude ou evasão fiscal" e que os factos citados no artigo são "extremamente incorretos".

A Casa Branca reagiu ao artigo qualificando-o de "um ataque enganador contra a família Trump" e criticou o New York Times e outros 'media' afirmando que "estão obcecados em atacar o Presidente e a sua família em vez de fazer notícias".

O serviço de finanças de Nova Iorque, questionado pela agência Associated Press, disse estar a avaliar as alegações e que explorará todas as vias adequadas de investigação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório