Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Trump admite decisão se acusação a Kavanaugh for "credível"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje que será "preciso tomar uma decisão" se o testemunho da mulher que acusa de assédio sexual o seu candidato ao Supremo Tribunal, o juiz Brett Kavanaugh, "for credível".

Trump admite decisão se acusação a Kavanaugh for "credível"
Notícias ao Minuto

16:30 - 19/09/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Se tiver uma prestação credível será interessante e teremos de tomar uma decisão", disse Donald Trump, considerando que seria "lamentável" se a professora, de 51 anos, não aparecesse.

"Gostaria verdadeiramente de ouvir o que tem a dizer. Se se apresentar será formidável, se não se apresentar, será lamentável", sublinhou.

As declarações de Trump surgem no mesmo dia em que Christine Blasey Ford, que acusa Kavanaugh de assédio sexual, pediu uma investigação do FBI ao caso, antes de ser ouvida na Comissão Judicial do Senado na próxima segunda-feira.

A avançar, a investigação pressuporia um adiamento da audição e um atraso na confirmação de Kavanaugh, o que é recusado pelo Partido Republicano.

Também Donald Trump considera desnecessária uma investigação do FBI, sustentando que é preciso "deixar o Senado gerir este dossier".

Numa carta, enviada pelo seu advogado à comissão, Ford manifestou vontade de cooperar, mas defendeu que "uma investigação do FBI deverá ser o primeiro passo para lidar com a acusação" de que Kavanaugh a atacou, durante uma festa, há 36 anos, quando os dois frequentavam o liceu.

Segundo o advogado, desde que assumiu publicamente as acusações a Kavanaugh, Ford tem sido algo de "perseguição e de ameaças de morte", o que obrigou ao realojamento da sua família.

Donald Trump voltou a elogiar o seu canditato ao Supremo Tribunal, depois de já lhe ter manifestado solidariedade.

"A única coisa que posso dizer é que é um homem extraordinário, é muito difícil para mim imaginar que tenha acontecido alguma coisa", prosseguiu.

Christine Blasey Ford acusou Brett Kavanaugh de a ter agredido sexualmente durante uma festa, quando estava embriagado, o que é desmentido pelo candidato ao Supremo Tribunal.

O juiz conservador Brett Kavanaugh, de 53 anos, e a sua acusadora, de 51, serão ouvidos na segunda-feira em sessão pública, com transmissão televisiva em direto, pela Comissão Judicial do Senado, que se previa inicialmente votasse na quinta-feira a candidatura do magistrado.

Se a professora de Psicologia conseguir semear a dúvida entre os senadores, poderá fazer atrasar a confirmação do magistrado e infligir, ao mesmo tempo, um golpe ao Presidente Trump, a cinco semanas das eleições legislativas intercalares, de alto risco para a sua Administração por poder perder a maioria que agora detém nas duas câmaras do Congresso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório