Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

MP alemão investiga caso de refugiada que denunciou raptor do Daesh

O Ministério Público federal alemão confirmou estar a investigar a denúncia de uma jovem refugiada yazidi que diz ter-se cruzado na Alemanha com o seu antigo raptor, membro da organização extremista Daesh.

MP alemão investiga caso de refugiada que denunciou raptor do Daesh
Notícias ao Minuto

06:54 - 19/08/18 por Lusa

Mundo Terrorismo

Ashwaq Haji Hami, de 19 anos, foi notícia esta semana por ter afirmado que voltou ao Iraque natal por temer que o seu alegado torturador a pudesse voltar a atormentar em solo germânico.

"A jovem foi interrogada, mas a informação que prestou não foi suficientemente precisa", disse uma porta-voz da dos procuradores judiciais alemães, segundo a agência noticiosa norte-americana AP, que entrevistou Hami, já num campo de refugiados perto de Shekhan, no Curdistão iraquiano.

A jovem yazidi disse ter sido raptada pelo autodenominado Estado Islâmico em agosto de 2014, sofrendo diversos abusos por parte de um dos elementos, chamado Abu Humam, mas cujo nome verdadeiro seria Mohammed Rashid, segundo a própria.

Depois de ter conseguido fugir, Hami diz ter-se cruzado com Rashid na Alemanha, em 2016 e, novamente, em fevereiro deste ano, na cidade alemã Schwaebisch Gmuend.

Cerca de 3 mil yazidis estão dados como desaparecidos, presumivelmente mortos na guerra contra o Estado Islâmico nos territórios da Síria e do Iraque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório