Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2018
Tempo
27º
MIN 26º MÁX 29º

Edição

Governo declara estado de emergência por um ano em Génova

Foram ainda alocados cinco milhões de euros para a remoção dos destroços.

Governo declara estado de emergência por um ano em Génova
Notícias ao Minuto

17:10 - 15/08/18 por Sara Gouveia 

Mundo Itália

O governo italiano decretou, esta quarta-feira, dia 15, o estado de emergência por 12 meses e proclamou um dia de luto nacional. Foram alocados ainda cinco milhões de euros para a remoção dos destroços na sequência da queda da ponte Morandi, em Génova.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro italiano durante a conferência de imprensa no final do conselho extraordinário de ministros convocado devido à tragédia, informando ainda que o dia de luto nacional é ainda desconhecido pois terá de coincidir com o dia da cerimónia fúnebre.

O balanço oficial das vítimas dá conta de 39 mortos, três dos quais crianças, 16 feridos, nove em estado grave, mas o número tem vindo a ser revisto à medida que são encontrados mais corpos nos destroços.

Em comunicado o Presidente italiano, Sergio Mattarella referia-se ao incidente como "uma catástrofe que atingiu Génova e toda a Itália. Uma tragédia assustadora e absurda atingiu pessoas e famílias".

Ao anoitecer do dia de ontem, centenas de equipas de resgate continuavam a procurar nos escombros do viaduto sobreviventes com a ajuda de cães. As buscas continuam durante esta quarta-feira.

Recorde-se que a ponte colapsou, esta terça-feira, na A10 e na origem da queda pode ter estado uma falha estrutural sendo que, nos últimos dias, a zona tem sido afetada por mau tempo e fortes chuvas. A ponte Morandi foi inaugurada em 1967 e alvo de obras em 2016, liga os distritos de Sampierdarena e Cornigliano, tem cerca de um quilómetro de extensão e 90 metros de altura, no seu ponto mais alto.

[Notícia atualizada às 17h55]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório