Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Maestro de Orquestra Real afastado após acusações de abusos sexuais

O maestro titular da Orquestra Real do Concertgebouw, na Holanda, Daniele Gatti, foi afastado do cargo, anunciou a instituição, depois de, no final de julho, terem sido reveladas acusações de que teria atacado duas mulheres no seu camarim.

Maestro de Orquestra Real afastado após acusações de abusos sexuais
Notícias ao Minuto

13:16 - 03/08/18 por Lusa

Mundo Concertgebouw

Em comunicado, aquela que é considerada como uma das melhores orquestras do mundo referiu ter "terminado a sua cooperação com o maestro Daniele Gatti, com efeito imediato".

"Em 26 de julho, o Washington Post publicou um artigo no qual Gatti foi acusado de comportamento impróprio. Estas acusações e as reações de Gatti a este respeito causaram muita comoção junto de músicos e do resto do pessoal, bem como de outros intervenientes. Para além disto, desde a publicação do artigo, um número de colegas da Orquestra Real do Concertgebouw relataram experiências com Gatti que são impróprias, considerando a sua posição como maestro titular", acrescentou o comunicado da orquestra.

Isto, segundo o mesmo texto, "danificou de forma irreparável a relação de confiança entre a orquestra e o maestro".

Desta forma, todos os concertos planeados verão Daniele Gatti substituído por outros maestros.

Numa reação citada pelo Washington Post, através do seu advogado, Gatti disse-se "extremamente surpreendido" e negou "todas as acusações".

Num comunicado emitido mais cedo, através da sua agência de comunicação, Gatti pediu desculpa: "A todas as mulheres que conheci na vida, especialmente a todas as que acreditam que não as tratei com o maior respeito e com a dignidade que certamente merecem, peço as minhas sinceras desculpas, do fundo do meu coração".

O trabalho do Washington Post revelou acusações sobre dois homens ligados à música, para além de Gatti: Bernard Uzan, que anunciou esta semana que ia abandonar a ópera, e William Preucil, suspenso pela Orquestra de Cleveland e despedido pela Universidade de Furman.

Gatti é mais um de vários maestros que têm sido acusados de comportamentos impróprios ao longo de décadas, como Charles Dutoit, despedido pela Orquestra Filarmónica Real de Londres, e James Levine, também despedido pela Ópera Metropolitana de Nova Iorque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório