Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Detidos 19 suspeitos do desvio de 10 milhões para campanhas eleitorais

A Justiça das Honduras ordenou na terça-feira a detenção de 19 pessoas, incluindo quatro deputados, suspeitos do desvio de mais de 10 milhões de euros para financiar campanhas políticas nas eleições de 2013.

Detidos 19 suspeitos do desvio de 10 milhões para campanhas eleitorais
Notícias ao Minuto

07:15 - 24/07/18 por Lusa

Mundo Honduras

Entre os acusados estão os deputados Elvin Santos, do Partido Liberal da oposição, Rodolfo Irias Navas, e José Celín Discua, do Partido Nacional (no poder), e ainda o deputado parlamentar Rigoberto Velasquez Rodas, da minoria Unificação Democrática.

Os fundos, provenientes dos ministérios das Finanças e da Agricultura, foram originalmente destinados a fundos "agropecuários, agroindustriais e da horticultura".

De acordo com uma investigação do Ministério Público, os fundos acabaram por ser desviados para "financiar as campanhas políticas, tanto do Partido Nacional (no poder) e do Partido Liberal em 2013, e outras despesas pessoais, no valor de 282,016,165 lempiras (cerca de 10 mil euros).

Ao todo, foram acusadas 37 pessoas pelo desvio de fundos, incluindo o ex-ministro das Finanças William Chong Wong, que morreu em junho vítima de cancro.

O caso, conhecido como "Pandora", foi investigado por especialistas da Unidade Fiscal Especial contra a Corrupção e a Impunidade do Ministério Público (UFECIC) e a Missão Contra a Corrupção e a Impunidade em Honduras (MACCIH), na sequência de uma queixa apresentada por Pietro di Battista, investidor italiano e ex-cônsul honorário na ilha hondurenha de Roatan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório