Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Garrafa encontrada em casa de vítima de Novichok seria frasco de perfume

Um casal foi envenenado recentemente com o mesmo agente neurotóxico que a família Skripal. Uma das vítimas acabou por morrer.

Garrafa encontrada em casa de vítima de Novichok seria frasco de perfume
Notícias ao Minuto

13:52 - 16/07/18 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

O casal que foi exposto ao agente neurotóxico Novichok terá encontrado o veneno num frasco de perfume, conta o jornal Metro. O incidente aconteceu apenas quatro meses após o mesmo agente ter sido usado contra o ex-espião russo, Sergei Skripal, e a sua filha, Yulia.

Charlie Rowley, um dos elementos do casal e neste momento o único sobrevivente, está consciente, mas ainda seriamente doente no hospital, após ter tomado contacto com o agente neurotóxico, terá dito ao irmão que apanhou um frasco de perfume antes de se sentir mal.

A polícia tinha dito anteriormente que tinha sido encontrada uma pequena garrafa com vestígios do agente em casa de Charlie, mas não confirmaram ainda de que tipo de garrafa se tratava.

O homem começou a ter sintomas a 30 de junho, horas depois de a sua companheira, Dawn Sturgess, ter colapsado após ter sido exposta a Novichok, ambos foram transportados para o hospital de Salisbury em estado crítico. Dawn acabou por morrer no dia 08 de julho.

Para já as autoridades revelaram que o casal foi exposto a uma "dose elevada" da substância e que tinham manuseado um objeto contaminado.

As autoridades ainda não conseguiram estipular para já se o Novichok a que Charlie e Drew foram expostos era do mesmo lote que o que foi utilizado contra os Skripal, mas uma possível conexão entre os dois ataques é uma das principais teorias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório