Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Três livros raros encontrados com veneno numa biblioteca na Dinamarca

Os livros datam dos séculos XVI e XVII.

Três livros raros encontrados com veneno numa biblioteca na Dinamarca
Notícias ao Minuto

11:23 - 16/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Universidades

Três livros raros, que datam dos séculos XVI e XVII, foram encontrados cobertos de veneno na biblioteca de uma universidade dinamarquesa, a University of Southern Denmark.

A descoberta faz até lembrar o romance 'O Nome da Rosa', de Umberto Eco, que conta a história de vários monges mortos pelas páginas tóxicas de um manuscrito proibido. 

Os investigadores neste caso fizeram análises raio-x aos livros, que acabaram por revelar uma grande concentração de arsénico nas capas dos livros.

Os volumes, conta a Sky News, estavam a ser estudados porque tinha sido descoberto que tinham sido utilizados por encadernadores fragmentos de manuscritos medievais para fazer as capas.

Numa tentativa de saber que textos em latim é que tinham sido usados, os cientistas acabaram por perceber que estes eram difíceis de ler devido a uma camada pesada de tinta verde que obscurecia as letras.

O estudo deste pigmento verde acabou por revelar que se tratava de arsénio, uma das substâncias mais tóxicas do mundo. "O momento em que pusemos os raio-x na superfície verde vimos as altas concentrações de arsénico", explicou Kaare Lund Rasmussen, uma professora da universidade.

A explicação apontada como mais provável é que tenha sido aplicado aos livros para os proteger contra insetos ou vermes. Os três livros passaram a estar guardados com etiquetas de segurança e num armário ventilado. O plano agora é digitalizar o seu conteúdo de forma a reduzir o manuseamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório