Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Depois de um dia negro, a capa do Capital Gazette não foi em branco

Os funcionários do jornal quiseram que este fosse para as bancas e usaram-nos para honrar os cinco colegas que perderam.

Depois de um dia negro, a capa do Capital Gazette não foi em branco
Notícias ao Minuto

13:08 - 29/06/18 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

Horas depois do tiroteio fatal que decorreu, esta quinta-feira, na redação do jornal Capital Gazette e que vitimou cinco dos seus colegas, o luto e a alma de jornalista uniram-se e os editores do jornal fizeram da sua missão ter a edição do dia seguinte pronta para sair para as bancas hoje.

Debaixo da cobertura de um estacionamento de um centro comercial de Annapolis, perto das instalações do jornal, dezenas de veículos de vários meios de comunicação reuniam-se, a aguardar mais detalhes sobre o ataque, conta a Associated Press. Junto a eles, jornalistas do Capital Gazette aguardavam informações sobre os colegas.

"Posso dizer-vos isto: Vamos lançar o maldito jornal amanhã", foi assim que Chase Cook, um dos jornalistas anunciou a decisão no Twitter. Uma decisão que não pretendia, nem era suposto, ter em conta quaisquer dificuldades logísticas que poderiam ter ao tentar publicar um jornal cuja redação era nesse momento uma cena de crime.

Alguns trabalharam de casa, outros de um portátil numa garagem e umas horas depois, apesar de visivelmente abalados, a página online do jornal enchia-se de histórias sobre o tiroteio, sobre  o passado que o atirador, Jarrod W. Ramos, tinha com o jornal e a fotografia e perfil de cada um dos colegas que tinham sido mortos.

Quatro jornalistas: Gerald Fischman, o editor da página do editorial, trabalhava no jornal há 26 anos, Rob Hiaasen, um colunista e editor, John McNamara, era um dos jornalistas de redação e Wendi Winters, uma editora de publicações especiais. A assistente de vendas era Rebecca Smith.

Ainda durante a noite, uma fotografia da capa que saiu para as bancas foi publicada na conta de Twitter do jornal. "Cinco mortos a tiro no The Capital" era a manchete.

Noutra publicação feita na mesma conta, o jornal partilhou ainda uma fotografia da página de opinião em branco. "Amanhã esta página do Capital vai voltar com o seu propósito de oferecer aos leitores opinião informada sobre o mundo em seu redor. Mas hoje, estamos sem palavras", pode ler-se abaixo dos nomes dos colegas como forma de homenagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório