Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Banda russa presa durante concerto por exibição de símbolos nazis

Os membros de uma conhecida banda de metal russa foram presos na noite de sábado, durante um concerto, sendo acusados de estarem a fazer propaganda de símbolos nazis, informaram hoje as autoridades.

Banda russa presa durante concerto por exibição de símbolos nazis
Notícias ao Minuto

10:22 - 28/04/24 por Lusa

Mundo Rússia

"Elementos da polícia, com o apoio da Guarda Nacional, prenderam três membros de um grupo musical num clube de Nizhny Novgorod", informou a polícia regional em comunicado.

Os três membros do grupo Korrozia Metalla, de 57, 19 e 42 anos, são acusados de "propaganda ou exibição pública de acessórios ou símbolos nazis", um crime punido com multa ou curto período de detenção administrativa.

Segundo a polícia, foram apreendidas t-shirts e livros "com símbolos proibidos".

Em entrevista à agência estatal TASS, a diretora do grupo, Maria Rounova, referiu que os símbolos em questão são "antigos símbolos eslavos".

Nas imagens do concerto difundidas nas redes sociais, pode ver-se a polícia a invadir a sala durante o concerto e a obrigar os espetadores a deitarem-se no chão, em alguns casos de uma forma mais musculada.

O setor cultural na Rússia está cada vez mais sob a pressão das autoridades, depois de mais de dois anos de conflito na Ucrânia, a par da repressão total contra vozes dissidentes.

Em dezembro de 2022, uma festa para convidados "quase nus", organizada por celebridades russas num clube de Moscovo, provocou um escândalo e uma investigação criminal, obrigando os participantes a apresentarem um pedido público de desculpas.

CMM // EA

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório