Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quem é o atirador do The Capital Gazette? Jarrod W. Ramos, 38 anos

O tiroteio na redação do jornal resultou em cinco mortos.

Quem é o atirador do The Capital Gazette? Jarrod W. Ramos, 38 anos
Notícias ao Minuto

08:36 - 29/06/18 por Sara Gouveia

Mundo Annapolis

O homem que as autoridades dizem ter aberto fogo na redação do jornal The Capital Gazette, em Maryland, nos Estados Unidos, após ter-se escondido debaixo de uma secretáriae que acabou por matar cinco pessoas e ferir outras duas, parece ter um longo historial com o meio de comunicação. O passado em comum incluía um processo e anos de assédio aos jornalistas nas redes sociais.

Segundo um agente da polícia, que falou sob anonimato, terá confirmado à Associated Press, o suspeito trata-se de Jarrod W. Ramos, um homem de 38 anos que guardaria há vários anos rancor contra a publicação.

Os motivos exatos do suspeito não são conhecidos a este ponto, mas a polícia acredita que o ataque àquele jornal específico foi deliberado e que o atirador "procurou pelas suas vítimas", conta a Time.

De acordo com Tom Marquardt, antigo editor do Capital Gazette, a preocupação com o historial de Jarrod tinha vindo a aumentar após vários ataques 'online' aos jornalistas e ao jornal. Em 2013, Tom já tinha inclusivamente chamado a polícia contra o homem  e considerava pedir uma ordem de restrição.

Já em 2012, o suspeito tinha dado entrada com um processo de difamação contra um colunista e contra o, na altura, editor Tom Marquardt, devido a uma história sobre um caso de assédio em que Jarrod tinha estado envolvido, mas o processo contra o Capital Gazette acabou por ser arquivado.

Depois disso, seguiram-se anos de assédio rotineiro aos jornalistas via Twitter. Um dos visados foi um dos jornalistas mortos esta quinta-feira, Rob Hiaasen. Noutro tweet discutia como seria bom ver o jornal parar de publicar, mas que "seria melhor" ver dois jornalistas "parar de respirar".

Uma tia de Jarrod, Vielka Ramos, falou sobre o sobrinho ao The Sun, descrevendo-o como sendo "muito inteligente", mas "um solitário" que "não era próximo de ninguém.

Recorde-se que a polícia chegou ao local do tiroteio cerca de 60 segundos depois do alerta e que o suspeito foi detido sem necessidade de troca de tiros. Mais de 170 pessoas estavam dentro do edifício no momento do incidente e o ataque acabou por vitimar mortalmente quatro jornalistas e um assistente de vendas.

Apesar da tragédia, os funcionários do Capital Gazette quiseram jornal fosse para as bancas e assim foi, com histórias detalhadas sobre o tiroteio, as disputas do suspeito com o jornal e uma foto e perfil de cada uma das vítimas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório