Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Jerusalém: Israel deve respeitar princípio de uso proporcional da força

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, apelou hoje a Israel para respeitar o princípio do uso proporcional da força ao disparar sobre manifestantes na Faixa de Gaza, confrontos que mataram 37 palestinianos e feriram centenas.

Jerusalém: Israel deve respeitar princípio de uso proporcional da força
Notícias ao Minuto

15:38 - 14/05/18 por Lusa

Mundo Mogherini

"Israel deve respeitar o direito ao protesto pacífico e o princípio da proporcionalidade no uso da força", disse Mogherini, em comunicado, apelando à contenção de todos para evitar mais perdas de vidas".

A Alta Representante para a Política Externa da UE pediu ainda ao Hamas e aos líderes dos manifestantes para que garantam que os protestos "sejam estritamente não-violentos".

Mogherini realçou ainda que Israel e a Palestina estão a comemorar "momentos decisivos" para ambos os lados, sublinhando a necessidade de reconhecerem as alegações e aspirações mútuas.

Os Estados Unidos inauguraram hoje a sua Embaixada em Jerusalém, cidade reconhecida unilateralmente pelo Presidente norte-americano como capital de Israel.

A inauguração coincide com o 70.º aniversário do Estado judaico e surge na véspera do dia em que os palestinianos assinalam o "Nakba" ("Desastre", em árabe), que designa o êxodo palestiniano em 1948, quando pelo menos 711.000 árabes palestinianos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos das suas casas, antes e após a fundação do Estado israelita.

O dia tem sido marcado por protestos junto à fronteira com Gaza que já fizeram pelo menos 37 mortos e centenas de feridos.

O reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a transferência da embaixada instalada até agora em Telavive foram anunciados por Donald Trump a 06 de dezembro, em consonância com a sua promessa eleitoral, mas em rutura com décadas de consenso internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório