Meteorologia

  • 04 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 30º

Governo do Congo aprova envio de vacina experimental contra Ébola

O governo da República Democrática do Congo deu hoje luz verde ao envio de uma vacina experimental contra o Ébola para tentar fazer frente a um novo surto da doença, declarado em Bikoro, onde foram detetados 30 casos.

Governo do Congo aprova envio de vacina experimental contra Ébola
Notícias ao Minuto

17:15 - 11/05/18 por Lusa

Mundo Surto

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Peter Salama, disse que estão a preparar-se para iniciar uma campanha de vacinação, quando o governo congolês der autorização, e a Aliança Mundial para a Imunização (Gavi) anunciou já que financiará as vacinas.

O ministro congolês da Saúde Pública, Oly Ilunga, afirmou hoje em comunicado que o país vai usar todos os meios de diagnóstico e terapêuticos à sua disposição, o que inclui a vacinação, dando esse consentimento, mas sem especificar prazos.

A vacina está em fase experimental, sem licença e o risco de efeitos secundários é elevado, por isso precisa de autorização dos governos para poder ser usada.

Até agora, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde congolês, registaram-se 11 casos da febre hemorrágica e uma morte confirmada.

A OMS assegurou que se prepara para "o pior cenário" possível e falou em 32 casos no total, entre suspeitos, confirmados e possíveis.

Na quinta-feira, o ministério anunciou quatro novos casos, entre os quais se encontram três trabalhadores sanitários.

Equipas da OMS, da UNICEF, da Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) e dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) deslocaram-se para Bikoro, um lugar remoto e com infraestruturas rudimentares, explicou hoje em Genebra o diretor de emergências da OMS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório